ARKmusic Recife

ARKmusic Recife

Acreditamos que a música é uma ferramenta importante para transformar e melhorar a qualidade de vida. Espalhar algo novo é o desafio para o desenvolvimento da comunidade, sendo um exemplo de organização, superação e força de vontade para muitas crianças e jovens. Em outubro de 2013, o projeto musical para crianças e jovens começou em Alto do Pascoal / Recife, Brasil.

Sentimos a necessidade de criar um projeto musical para crianças e jovens desta comunidade humilde, sem oportunidades.

Trabalhamos e obtivemos um espaço e alguns instrumentos para os ensaios e iniciamos a formação de um grupo de mais de 70 alunos.

Em 2015, o projeto foi interrompido devido à falta de apoio, instrumentos e material didático. Em maio de 2019, foi fortalecida a ideia de formalizar e investir novamente em um projeto musical, com o incentivo do Grupo “Musica Metais” e da Percussão do Alto do Pascoal, Grupo Mãos Amigas e a ONG ARKsocial. Está tornando isso possível.

A proposta do projeto é mostrar que a educação musical é importante para o processo educacional, pois proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências benéficas para o bom desempenho escolar, a interação com a família e a comunidade.

Seus membros, de uma comunidade de baixa renda, têm a oportunidade de aprender através da música, as noções cívicas, disciplinares e de interação social, transformando-se em multiplicadores de conceitos e mudando sua interação com a sociedade.

Em janeiro de 2020, iniciamos nosso trabalho na Escola Estadual Gabriela Mistral, em Alto do Pascoal, onde foram feitas mais de 50 matrículas.

E, em fevereiro, iniciamos aulas para alunos novatos e, posteriormente, ensaios com a banda de metal e percussão Alto do Pascoal.